Configuração de utilizador para comunicação das séries
A partir do 1 de Janeiro de 2023 será obrigatório comunicar as séries à AT para gerar o respetivo código ATCUD. Para esse efeito, o OfficeGest disponibiliza a opção de ligação via webservice com a AT, para configurar o respetivo sub-utilizador.
Nota: Para quem já usa a funcionalidade na comunicação de documentos de transporte através do OfficeGest, necessita apenas de acrescentar a operação autorizada (WSE – Comunicação e Gestão de Séries por webservice) no sub-utilizador configurado nos dados da empresa no OfficeGest.
De seguida será explicado como validar se já tem o sub-utilizador configurado ou criar um novo caso exista essa necessidade.
Instruções:
Validar Sub-Utilizador Configurado:
1 Aceder ao menu Configurações – Dados da Empresa – No separador “Comunicações AT” e valide se no campo à frente do contribuinte está preenchido com numero do utilizador e a respetiva password.
![](https://pt.officegest.com/wp-content/uploads/2022/11/empresa-1.png)
2. No Portal das Finanças alterar dados do utilizador no menu “Todos os serviços” > “Gestão de utilizadores”, e acrescente a operação autorizada WSE – Comunicação e Gestão de Séries por webservice
![](https://pt.officegest.com/wp-content/uploads/2022/11/operacoes_autorizadas2.png)
![](https://pt.officegest.com/wp-content/uploads/2022/11/UTILIZADORES_PORTAL.png)
Criar Sub-utilizador:
1. Aceder ao Portal das Finanças com os respetivos dados de acesso da empresa e consultar o menu “Todos os serviços”.
![](https://pt.officegest.com/wp-content/uploads/2022/11/TODOS_OS_SERVICOS-768x464.png)
2. Dentro do menu anterior, deverá encontrar uma ligação para a página “Gestão de utilizadores”
![](https://pt.officegest.com/wp-content/uploads/2022/11/GESTAO_DE_UTILIZADORES-768x559.png)
3. Em Gestão de utilizadores, criar novo utilizador.
![](https://pt.officegest.com/wp-content/uploads/2022/11/CRIAR_UTILIZADOR-768x304.png)
4. Atribuir nome ao utilizador e senha. Deve memorizar a senha, para colocar no posteriormente no OfficeGest
![](https://pt.officegest.com/wp-content/uploads/2022/11/CRIAR_UTILIZADOR_officegest.png)
![](https://pt.officegest.com/wp-content/uploads/2022/11/operacoes_autorizadas2.png)
5. De seguida, aceda ao menu Configurações – Dados da Empresa – No separador “Comunicações AT” e acrescente o numero do utilizador criado e a respetiva password.
Quando concluir os passos anteriores, crie as novas Séries no OfficeGest.
Para mais informações consulte as FAQ´s do Portal das Finanças.
Veja já este vídeo explicativo OfficeGest sobre as Alterações Fiscais para o ano de 2023 nomeadamente sobre a criação e comunicação de séries no OfficeGest.