ERP para Pequenas e Médias Empresas (PME)

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é útil apenas para grandes empresas?

Não. Na verdade, pequenas e médias empresas (PME) podem beneficiar, e muito, de sistemas de gestão empresarial.

Os sistemas ERP focam-se na eficiência de operações e processos ao integrarem a informação de múltiplos setores da empresa numa única plataforma.
Geralmente, as pequena e médias empresas possuem recursos limitados. Desta forma, um sistema ERP ajuda-as a otimizar os recursos que têm à sua disposição.
Hoje em dia, estes sistemas podem ser rapidamente implementados, pois não é necessário efetuar uma instalação, funcionando o serviço na cloud, apenas com uma ligação à internet, como é o caso do OfficeGest.

 

Quais os benefícios da implementação de um sistema ERP na minha empresa?

 

1. Auxílio na Gestão

Os sistemas ERP padronizam e integram diferentes departamentos e até diferentes filiais, permitindo que o gestor analise os dados gerais e individuais para uma gestão única. Assim, os gestores têm mais controlo sobre as informações, podendo prever cenários, o que lhe facilita o seu poder de decisão.

 

2. Integração de informações financeiras

Com um sistema ERP, o gestor tem acesso a todas as informações da empresa, conseguindo analisar as despesas e as receitas sempre que necessário, podendo filtrar por cliente, fornecedor, dia, mês, entre outros.

 

3. Controlo de encomendas de clientes

Por centralizar as informações num único sistema, é possível controlar tanto os pedidos de clientes com mais segurança, como ter uma maior agilidade na coordenação de stocks, produção e transporte. Para além disso, o software obtém um histórico de cada cliente, que pode ser utilizado para criar estratégias de marketing e, consequentemente, fidelizar clientes.

 

4. Segurança da informação

Ao utilizar um único software, reduz-se a probabilidade de extravio das informações e /ou possíveis fraudes. Com a utilização de um ERP na cloud, a infraestrutura e a manutenção do mesmo fica a cargo do fornecedor, garantindo uma maior segurança e tranquilidade para a sua empresa.

 

5. Redução de erros

Os sistemas ERP facilitam a visibilidade do fluxo de processos dentro da empresa, mantendo ainda o histórico das ocorrências. Estas informações ajudam os utilizadores a identificar as ações necessárias a tomar, assim como a planear os recursos para o seu cumprimento.
Como exemplo, pode referir-se o planeamento de compras para manutenção de quantidades mínimas em stock, tendo como referência o histórico de procuras por período e sazonalidades. Este tipo de avaliação contribui para a redução de erros que causem prejuízos ou estagnação de capital por compras mal planeadas.

 

Em suma, graças às melhorias na gestão, aos processos padronizados, sincronizados e seguros, à economia em termos de tempo, à segurança da informação e à redução dos custos, a empresa torna-se mais sustentável, confiante e competitiva.

Contacte-nos e teremos todo o gosto em fazer uma demonstração gratuita do OfficeGest sem compromisso.

Scroll to Top